sexta-feira, 6 de abril de 2012

Peplum: O que eu penso sobre.

Eu estava lendo esse artigo no FFW sobre o peplum, eu realmente não sabia qual era o nome antes de ler o artigo, só sabia que era algo inspirado no "New Look" de Dior. O peplum é basicamente uma releitura do que Christian Dior criou em 47, muito mais moderno, é claro.


Essa roupinha que a Barbie esta usando é uma releitura do famoso "Tailleur Bar" peça mais famosa da primeira coleção de Dior, que é conhecida, lembrada e estudada até hoje. Esse novo estilo de se vestir não foi imediatamente aceito na época, a guerra tinha acabado a poucos anos e as mulheres ja estavam tão acostumadas a usar peças simples que foi realmente um choque, uma revolução ao se vestir. O único problema é que Dior propôs algo que as mulheres lutaram durante muito tempo para se desfincularem, o que só aconteceu por completo durante a guerra. O "New Look" foi inpirado na Belle Époque, época em que as mulheres andavam com espartilhos apertadíssimos e nem podiam respirar direito (muitas morreram por causa do espartilho), uma versão mais moderna mas ainda sim desconfortavel. Isso vez as mulheres se lembrarem de toda a pressão e opressão que elas sofreram apenas por serem mulheres durantes séculos, inclusive na Belle Epóque. Por esse motivo as francesas odiaram, reclamaram e criticaram essa criação. Era um total regresso. Dior escutou gracinha de vários costureiros famosos incluindo Coco Chanel e Cristóbal Balenciaga. Chanel sempre trouxe o simples e o elegante e digamos que ela era uma mulher rebelde para a época, ja Balenciaga criava na mesma linha que Dior mas de uma maneira mais "solta". O New Look apesar de não ter agradado a todos agradou um público enorme, principalmente nos Estados Unidos. Apesar de todas as críticas ele dizia que queria trazer a felicidade e a feminilidade de novo para as mulheres.


Depois dessa aula de história básica vamos ao moderno né? Como o Peplum (nome moderno) esta sendo usado hoje em dia, tenho certeza que todos vocês ja viram, em desfiles, no shopping, até em lojinhas de malha. É uma peça para ser usada por qualquer uma porque, como em todas as épocas, deixa o corpo mais feminino e define as curvas, a cintura fica fininha e o quadril largo, deixando todas muito femininas e "gostosas". Apesar de toda o contexto histórico que vá contra essa peça (como a opressão e bla, bla, bla) eu particularmente gosto muito, deixa a mulher realmente mais feminina. Hoje em dia não é mais a peça de roupa que oprime a mulher a própria mulher faz isso (sem generalizar). Temos que quebrar os preconceitos e levar a vida "numa nice". O peplum é com certeza uma peça para todas e feita para todas. Dior não criou o "New Look" só para as magrinhas, criou para todas e assim que tem que ser. Li em alguns blogs que mulher que tem quadril largo não poderia usar, Por que não? Temos que lembrar que essa peça tem uma micro cintura antes de chegar no quadril e por ter tecido aplicado, nós nunca sabemos se é o quadril ou a roupa, PERFEITO e muito misterioso hahahaha. Além de esconder, total, a barriguinha que incomoda muitas mulheres. Como hoje em dia as peças não estão mais tão apertadas, o peplum é confortavel e com certeza deixa uma mulher mais segura!

23 comentários:

  1. Oi Carol!
    Super ;egal o seu blog :)
    Obrigada por visitar o Hi-Lo... volte sempre ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Acho que o Peplum dá um ar ladylike a qq mulher :)
    Adoro essa trend :)
    Beijos e bom feriado

    http://dropsparadise.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro peplum. Acho tão vintage.
    Amei aquela barbie vestida do New Look da Dior.
    Beijos :)

    http://vintageiz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou amando essa releitura...acho super feminina. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. adoro este corte, to esperando chegar na zara de minha cidade pra eu comprar!
    bom feriado ,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hj podemos encontrar em varias lojas além da Zara!! eu mesma não sabia e tinha uma saia que lembrava isso, descobri hj hahahaha e eu comprei no começo do ano passado ou no final do outro ano!!

      Excluir
  6. Eu até gosto, dar um arzinho vintage (meio sexy) e deixa a silhueta super feminina que eu amo.
    Beijos

    http://oncinhazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. amei essa releitura, tão chic!
    xoxo'

    http://hangercheap.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adoro o New Look, mas não curto essa releitura, acho que não favorece a maioria das mulheres... Mas não acho feio, só não usaria, rs.
    Uma Feliz Páscoa para você.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja eu sou ao contrario!! não gosto do new look mas adoro a releitura.. mais pelo conceito de cada um!!! Feliz pascoa tb!!

      Excluir
  9. Vim conferir seu post!!!
    Mas é isso aew amei a modelagem...
    Já tenho um vestido, fica bem vintage!
    Volte sempre no blog... :)

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post. Super rico de informações.
    Beijos.
    www.casapraquetequero.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ach fofo , mas nao é para qq um.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu blog, muito fofo! Gosto muito dessa nova tendência, apesar de ainda não ter nenhuma peça com este peplum, hehehe!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Amei esta tendência peplum!!! Já seguindo seu blog!!

    bjs

    www.modebrasilis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Acho tão feminino. Mas tenho um medo de aumentar meu quadril, haha!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  15. Ana,
    Para saber os preço de cada peça é só manda um e-mail para elianemansani@hotmail.com

    Sobre o peplum, acho lindo o Dior, mas siceramente, acho que não usaria!
    :)

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post!
    Nem sabia dessa parte histórica mas gosto muito do peplum, acho super feminino além do arzinho retrô.
    Bjos
    www.deliriofashionista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol, acho um charme e deixa a peça super feminina, ótimo post.
    Bjs

    www.coisasdemulher.net

    ResponderExcluir