quinta-feira, 15 de março de 2012

Roupa = escultura artistica, para Iris van Herpen

A temporada de moda acabou e tenho certeza que todos ja viram a maioria dos desfiles como eu por isso não quero comentar essa ultima temporada em si, quero falar da falta que me fez uma estilista la, nas passarelas. O nome dessa tal estilista é Iris van Herpen que causou um burburinho, na temporada de moda de Paris ano passado. Há 1 ano atrás Iris desfilou suas peças lindas, maravilhosas e esculturais, que me deixaram de queixo caido desejando um dia chegar aonde ela chegou, falando de criatividade e trabalho. Ela transformou a roupa em escultura e a escultura em moda.


Iris Van Herpen de apenas 27 anos desfilou na semana de alta costura em Paris. A estilista holandesa formada pela ArtEZ Institute of the Arts de Arnhem, Holanda. Já foi estagiaria de grandes nomes da moda incluindo Alexander McQueen e Viktor & Rolf. Podemos ver lembranças de Mcqueen em suas coleções de grande complexidade técnica e matérias primas raras. Por isso podemos dizer que suas peças são artesanais, verdadeiras obras de artes, bem trabalhadas e montadas. A própria Iris diz que suas roupas são esculturas artísticas. O seu segundo desfile, em Paris, foi inesperado, por esse motivo poucas peças foram desfiladas. Peças muito bem, ornamentadas e texturizadas feitas em parceria do arquiteto Daniel Widrig. Um estilo conceitual de criar que ja vimos pelas passarelas mas que ainda não foi muito explorado, porque são peças de difícil criação e utilização, se você não for uma Lady Gaga da vida não tem a coragem, o dinheiro e o motivo para usar uma peça como essa. A produção não é a melhor do mundo, mas as peças, são incriveis, de babar.


 Vendo essa coleção e todo o material da estilista me lembro do futurismo dos anos 70 e vejo que ele ganhou uma nova cara, as cores ficaram sóbrias e as texturas mais elaboradas que lembram formas de corais (algo que veio do mar) e essas "armaduras" me lembram cascos de insetos. O brilho também foi um ponto forte junto com as golas ornamentadas no estilo Queen Elizabeth (a primeira, é claro). Podemos ver que Iris não se apega a conceitos, cada peça tem o seu diferencial.


 As peças são incríveis, mas o estilo de Mcqueen esta muito presente, a estilista ainda não amadureceu... Se eu visse essas peças aleatoriamente poderia jurar que era do Mcqueen (se ele ainda fosse vivo), Iris precisa colocar suas “digitais” nas obras, toda grande marca tem seu diferencial que nós meros mortais reconhecemos. Fiz esse post para todos conhecerem o trabalho da artista e para não perder esse incrivel trabalho de vista, espero ver mais dela em Paris, ou qualquer outra semana de moda, denovo. Pois foi um dos desfiles que eu mais gostei e admirei.

E vocês, gostaram? querem ver criações dela na de novo?

6 comentários:

  1. Nao curti muito, achei pouco usavel, mas a arte em si é showww

    http://utvivamus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. é uma arte,mas para usar acho que não usaria.É mesmo estilo McQueem.
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Incrível!!
    Acho muito legal quando o desfile é mais contemporâneo, com peças usáveis. Mas acho bem mais incrível esses desfiles de pura arte. É bem mais 'desfile' não acha?
    Beijos!!

    http://blogfashion4fun.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Fico imaginando o trabalho pra fazer isso!
    Muito lindo!
    Beijos!
    Shoesandtears.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, realmente uma grande arte, achei incrível!
    Bjs

    www.coisasdemulher.net

    ResponderExcluir
  6. STUNNING!!! Amazing illusions!

    http://styleservings.blogspot.co.uk/

    ResponderExcluir