domingo, 18 de março de 2012

Homem de saia


Para começar a falar dessa peça que normalmente pertence ao vestuario feminino, temos que contar uma breve história  que começa la no século V antes de cristo, quando os homens celtas usavam uma saia comprida feita de lã para se proteger do frio, que se chamava Kilt. Com o passar dos séculos essa saia se transformou em um saiote, da forma que nós conhecemos hoje. O Kilt esta impregnado na cultura escocesa por isso é tão comum para eles homens usando saia, pois esses Kilts contam um pouco da história de cada um e de suas familias, antigamente cada familia tinha a sua padronagem própria. Ou seja, algo super natural e "másculo". Roupa de herói, guerreiro. E hoje essa peça virou hit em que só os mais corajosos usam. E claro as Kilts foram transportadas para a moda, digamos que ele foi o começo da saia masculina moderna. Quem trouxe o Kilt para moda foi ninguém menos que um dos maiores criadores da atualidade, Alexander McQueen.


Muitos homens ja usam e levam "numa nice" essa história de saia, principalmente o famoso estilista Marc Jacobs. Ele, é claro, não é o único mas é um dos poucos que tem a coragem de usar uma saia, sem ser o Kilt. O problema é que existe muito preconceito, nós falamos e vemos isso. O preconceito não é só masculino, mas também feminino, todas nós por mais "mente aberta" que nós somos se víssemos um homem de saia na rua iamos pensar "que porra é essa?" (desculpem o termo mas eu ia pensar assim). Não é por mal, ia assustar um pouco na primeira, e no meu caso eu ia pensar logo em seguida "que legal, que corajoso, adorei o look". Ainda existe muito o que explorar no visual masculino e não podemos olhar com preconceito, nem com aquele olhar machista de que os homens que usam saias são gays. Por que não são, a maioria sim, eles são muito mais despreucupados, não se importam com o que os outros vão falar, sem generalizar. E na minha opinião os homens só não se aventuram no "visu" por medo de não parecerem mais tão homens, e isso é uma bobagem né? Os homens tem um medo de parecer gay, tenho que repetir milhões de vezes que a homosexualidade esta do lado de dentro da pessoa e não do lado de fora, não são as roupas que se usa que vai mudar isso. O triste é que vivemos em uma sociedade machista em que os próprios homens se julgam e para piorar as mulheres julgam também, tipo "Que horror!!! Homem não pode usar saia". Como assim? Se nós mulheres usamos calça, os homens podem usar saia. Todos nós podemos usar tudo que nós queremos. Vai ser muito bom quando nos desfiles masculinos começarem a aparecer saias e vai ser melhor ainda quando no street style masculino começar a aparecer saias. Vai ser uma evolução total.

Quem poderia imaginar, o Vin Diesel de saia? Quando vemos ele em velozes e furiosos ou em qualquer outro filme ele esta la super machão, com cara de machista e até meio malvado, nunca imaginamos que ele poderia aderir a saia. Olha como as aparências enganam né? Adorei o estilo do Ashton Kutcher ficou muito menino revoltato. Ai esta uma forma de se usar, boné, bota e moletom.

Qual é o veredicto de vocês? Homem pode usar saia? Os homens são machistas mesmo por isso não usam saia? As mulheres vão aceitar essa revolução? E os homens vão? Vocês, meninas, gostariam de ver o namorado usando? E vocês meninos, usariam?

3 comentários:

  1. Olá, vim avizar que tem novo post no blog, bj
    http://meumundoloove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente SAIA é coisa pra mulher (e não todas, diga-se de passagem rsrsrs)

    =)

    bjos

    http://mundodepikitita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir