quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Onde tudo começou: Saia Mullet

A moda vem escravizando as pessoas de uma forma constante nos dias de hoje, mais que no passado com certeza. Quanto mais a humanidade avança, mais as pessoas se cegam para novas experiências. Estamos caminhando para um mundo em que os pensamentos vão estar todos nivelados, acabaram os grupos extremamente liberais e os extremamente moralistas (estou falando do nosso mundo ocidental). E em consequência desse nivelamento de pensamentos as pessoas conscientes ou inconscientemente começam a se vestir todas iguais, sem pensar “porque raios eu quero usar isso?”. Fashion victims de plantão estão sempre apostando tudo nessas pequenas tendências, maravilhados com a sensação de estar na moda e ser reconhecido por seu “estilo” que foi totalmente comprado. A moda tornou essas pessoas em escravao, que fazem tudo para agradar o seu amo. A saia Mullet ganhou mais seguidoras que muitas outras tendências por ai, deve ser pelo fato dela ser de fácil fabricação e venda, só perde para os Sneakers com salto inspirados nos da Isabel Marant (Post sobre isso AQUI!).  Mas de onde surgiu essa tão “incrível” peça do vestuário que todas estão usando tão loucamente? E esse termo Mullet o que seria?


Stephanie Seymour foi a primeira mocinha a usar esse tipo de saia, que na época ainda não chama de Mullet. A peça foi usada para o casamento de Stephanie e Axl no clipe November Rain e causou muitos suspiros nas meninas da época que sonhavam em se casar na igreja, do modo mais tradicional possível, mas não queriam deixar de lado sua ousadia e rebeldia. Quem assistiu One Tree Hill sabe o quanto Peyton Sawyer desejava casar em um vestido igual, ela quase conseguiu, mas como One Tree Hill é a série mais dramática do mundo e a Peyton é a personagem que mais sofre no mundo ela não se casou com o tão sonhado vestido. Esse vestido passava essa imagem de rebeldia e ousadia (como comentei algumas linhas atrás), as meninas daquela época que eram fãs de rock, ficaram loucas com o modelito. Já as pessoas mais “moralistas” repugnaram o modelo pois na visão deles é errado entrar na igreja com tal mini saia, e muito mais repugnante era o modelito ter saído do clipe de uma banda de rock. Ou seja, a moda não acolheu a tal saia Mullet. Quando a atriz Geena Davis apareceu no Oscar em 1992 usando um vestido com o mesmo tipo de saia, a atriz recebeu uma chuva de criticas e então a saia caiu no esquecimento.


Geena Davis no Oscar.



Foi em 2008 que os gênios Alexander McQueen e Karl Lagerfeld recriaram esse corte em suas coleções. Trazendo algo “novo” e moderno que foi criticado no passado. A moda é assim, o passado vai para o futuro. Desde 2009 as coleções com esse corte aumentaram e a saia mullet ficou conhecida por todos. Não vemos mais aquela ousadia misturada com o tradicional que víamos no passado, vemos só mais uma peça que vai “queimar” até virar cinzas.



18 comentários:

  1. Vim retribuir sua visita e já estou seguindo!
    Muito fofo seu blog!
    Se quiser me seguir tbm, ficarei muito feliz!
    Bjs, Tatty

    http://www.suspirofashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essa tendencia! Tanto pra vestidos e saias qnt para as blusas! Ja postei sobre o Mullet e tbm falei desses cabelos horriiiiveis kkk espero que o Mullet fique somente nas roupas msm! kkk
    Bjus

    Maquiagem da Semana - KIT SIGMA PARA SOBRANCELHAS
    http://chadeglamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a história do Mullet!!
    Principalmente a origem no nome kkk

    Bjbj Gabi.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Que legal.
    Beijos
    www.casapraquetequero.com.br

    ResponderExcluir
  5. Meninaaa, eu adoro demais saber a história por trás das principais tendências, e a do Mullet realmente não conhecia, mas adorei!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Que legal, estava outro dia pensando em pesquisar, nossa, adorei saber a historia real. Bjs querida. ótima postagem. bjss
    www.aureliamattos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já fiz alguns looks pro blog, mas já enjoei acredita???
    Beijos
    Cléo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com.br
    Instagram: minhaamigamedisse_fashionblog

    ResponderExcluir
  8. adoreeei! to super querendo uma saia mullet, vou tentar fazer com uma renda que tenho aqui em casa! Acho super bonitinho se a parte de tras nao for tãão grande!

    e fiquei louca pra ver seu short! eu tenho um branco aqui tb, to criando coragem e escolhendo a cor pra tingir!

    Beijos
    www.fashiondelta.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Carol, eu uso o programa Photoshop CS4 para a edição das fotografias. Adorei os vestidos do Alexander McQueen, verdadeiras obras!

    ResponderExcluir
  10. Adoro essa tendencia, muito boa a historia! ahaha
    bjos

    ResponderExcluir
  11. esse vestido de november rain é super ícone de moda! adoro mullet!
    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Concordo contigo na parte "fashion victims", mas as vezes a tendência ajuda a pessoa a experimentar coisas que há um tempo atrás jurava que nunca iria usar. E acho que isso é um lado positivo da coisa.
    Beijos!

    http://blogfashion4fun.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa.. Lembrei demais do chitãozinho agora. rsrrs Ótimo post! Bj!
    www.blazereblush.com

    ResponderExcluir
  14. Adoro o comprimento mullet e confesso que não tinha a miníma noção de onde surgiu.
    Adorei a postagem... é sempre bom saber de onde se origina nossos gostos.

    Beijundas, @paulafonseeca!
    http://sonhadorablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei a história ! Outro dia comprei uma saia preta mullet na Marisa e adorei ! Uso em todo lugar ! Beijos

    www.modaemvoga.com

    ResponderExcluir
  16. Eu estava pesquisando para saber de onde vinha essa tal "saia mullet" e conheci seu blog. Adorei o artigo sobre a saia.
    http://slstore.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu blog !!
    Tambem resolvi colocar um post no meu blog, sobre saias e vestidos Mullet e como eu adoro história da moda, fiquei feliz em encontrar seu blog .
    Se me permitir usarei uma parte da sua publicação em meu blog!
    http://cidinha-rendachantilly.blogspot.com.br/

    Abraços .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim, com os créditos!!
      Fico feliz que tenha gostado do meu blog :)

      Excluir